FORNECIMENTO DE HEMOCOMPONENTES AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NÃO CADASTRADAS NO HEMORIO

O fornecimento de hemocomponentes aos Serviços de Saúde não cadastrados é efetuado nos casos de emergências, urgências ou de pacientes com necessidades transfusionais complexas, tais como aloimunização eritrocitária ou plaquetária, e efetuado mediante apresentação de pedido em papel timbrado da instituição solicitante, assinado e carimbado pelo médico assistente, contendo as seguintes informações:

– Nome do hospital, endereço completo, CEP, número de telefone e de fax;

– Nome completo do paciente, número do prontuário, sexo, idade, peso;

– Diagnóstico principal;

– Indicação de transfusão do hemocomponente solicitado;

– Dados laboratoriais: para CH (Hemoglobina e hematócrito); para CP (contagem de plaquetas) para CR e PF (TAP e PTT). Deve estar registrada a data de realização do exame laboratorial;

– Tipo e quantidade do hemocomponente solicitado.

Para os Serviços de Saúde que não dispõem de Serviço de Hemoterapia próprio e solicitam CH deve ser enviado tubo com amostra de sangue do paciente junto ao pedido para a realização da Prova de Compatibilidade.

O Serviço de Saúde fica obrigado a devolver ao HEMORIO o(s) hemocomponente(s) não utilizado(s), em até 48 horas após o recebimento. A devolução deve ser realizada juntamente com a devida documentação relativa à utilização ou não do(s) hemocomponente(s) .