HEMORREDE - O QUE É ?
- - - - - - - - - - - - - - - -

A Hemorrede pública do Estado do Rio de Janeiro é o conjunto de Serviços de Hemoterapia e Hematologia, organizados de forma hierarquizada e regionalizada, de acordo com o nível de complexidade das funções que desempenham e a área de abrangência para assistência.

Rede de Hemoterapia composta por 96 serviços públicos e contratado SUS: 01 Hemocentro Coordenador, 03 Hemocentros Regionais, 20 Núcleos de Hemoterapia, 02 Unidade de Coleta e Transfusão, 1 Unidade de Coleta e 69 Agências Transfusionais.

A nomenclatura e conceituação dos Serviços de Hemoterapia que integram a Hemorrede constam da Resolução-RDC nº 151, de 21 de agosto de 2001 ANVISA/MS.

- HEMOCENTRO COORDENADOR - HC: é o HEMORIO-IEHE. Entidade de âmbito central, de natureza pública, referência do Estado do Rio de Janeiro na área de Hemoterapia e Hematologia com a finalidade de prestar assistência e apoio hemoterápico e hematológico à rede de serviços de saúde.

- HEMOCENTRO REGIONAL - HR: entidade de natureza pública, centro de referência em Hematologia e Hemoterapia para uma macrorregião do Estado do Rio de Janeiro.

- NÚCLEO DE HEMOTERAPIA - NH: entidade de âmbito local ou regional, de natureza pública ou privada, para atuação microrregional na área de Hemoterapia e/ou Hematologia.

- UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO - UCT: entidade de âmbito local, de natureza pública ou privada, que realiza coleta de sangue total e transfusão, localizada em hospitais ou pequenos municípios.

- POSTO DE COLETA - UC:
entidade de âmbito local, que realiza coleta de sangue total, podendo ser móvel ou fixa. Se for móvel, deverá ser pública e estar ligada a um Serviço de Hemoterapia. Se fixa, poderá ser pública ou privada.

- AGÊNCIA TRANSFUSIONAL - AT: localização preferencialmente intra-hospitalar, com a função de armazenar, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes liberados. O suprimento de sangue a estas agências realizar-se-á pelos Serviços de Hemoterapia de maior complexidade.

A Hemorrede conta ainda com a Rede de Hematologia composta por 15 Serviços de Hematologia localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói; 8 Centros Tratadores de Hemofilia; e 30 Ambulatórios de Referencia para Atendimento à Pessoa com Doença Falciforme.