TRIAGEM CLÍNICA
- - - - - - - - - - - - - - - -

Considerando que na rede hierarquizada do SUS, o HEMORIO é uma unidade terciária especializada no tratamento das doenças hematológicas primárias de alta complexidade, informamos as normas para encaminhamento de pacientes e marcação de consulta.

1. Para pacientes internados em outras unidades de saúde Para pacientes internados em outras unidades de saúde do Rio de Janeiro, o médico deverá encaminhar o paciente para um pólo de diagnóstico de Hematologia de apoio à cada respectiva CAP.


Lista de pólos e suas respectivas regiões programáticas.

 


Para as unidades pertencentes às áreas programáticas do HEMORIO (CAP 1.0, 5.1 e 5.3), é necessário que o médico responsável entre em CONTATO PRÉVIO com a Supervisão médica da
Triagem, pelo telefone 2505-0750, Ramal 2151, diariamente, no horário de 08:00h às 12:00h.

2. Para pacientes ambulatoriais, informamos que desde 12/09/2013, as consultas de triagem em Hematologia do HEMORIO estão sendo reguladas exclusivamente pelo Sistema Nacional de Regulação – SISREG.
Portanto, é necessário que o paciente se dirija ao Posto de Saúde ou Clínica da Família, mais próximo de sua residência para inclusão da solicitação no sistema.
Para saber onde fica a clínica de família ou o posto mais próximo e ver um mapa de como chegar até o local, os pacientes podem acessar: www.subpav.org/ondeseratendido

Outros Municípios:
Se o paciente reside fora do município do Rio de Janeiro, deve procurar o posto de saúde mais próximo ou a Secretaria Municipal de Saúde.
Ressaltamos que os pacientes devem levar ao posto o encaminhamento médico e exame de sangue para que seja registrado no sistema, além do documento de identidade (ou certidão de nascimento), comprovante de residência, CPF e cartão do SUS (se tiver).

Lembramos que em obediência a SUS, o HEMORIO só matricula pacientes com hemopatias primárias, após confirmação do diagnóstico. Dessa forma, só devem ser encaminhados pacientes que apresentem sinais sugestivos de doença Hematológica primária e que ainda não tenham iniciado tratamento em outra instituição.

Considerando o início das atividades da Regulação de atenção Hematológica da cidade do Rio de Janeiro em 19 de Janeiro de 2006, e atendendo ao acordo aprovado na Comissão Metropolitana em agosto de 2005, a Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite N° 203 de 04 de novembro de 2005 e o Boletim CRMSRJ no 17 de 17/01/2006, informamos que os pacientes de primeira vez, com suspeita ou diagnóstico de hemopatia primária, notadamente Leucemia Aguda, Púrpura Trombocitopênica Imunológica ou Aplasia de medula, provenientes de qualquer unidade de saúde da cidade do Rio de Janeiro, deverão ser encaminhados a pólos de diagnóstico especializados em Hematologia, de acordo com as suas respectivas áreas programáticas para confirmação do diagnóstico. Estes polos funcionam no horário de 8:00h às 12:00h, de segunda à sexta-feira.

Lista de pólos e suas respectivas regiões programáticas
                                                        Mais informações ligue: (21)
2505-0750 ramal 2234