PESQUISA
- - - - - - - - - - - - - - - -

Unidade de Pesquisa Clínica – UPC HEMORIO

A política de pesquisa do HEMORIO direciona-se à produção do conhecimento científico aplicado à Hematologia e Hemoterapia, ao desenvolvimento de pesquisadores e à promoção de intercâmbio com instituições no Brasil e no exterior.

Assim, em 2007, foi instituída a Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) com a missão de coordenar, estimular e acompanhar o desenvolvimento de pesquisas no HEMORIO, bem como, a produção técnico-científica de seus pesquisadores, visando a melhoria da saúde da população.

As pesquisas desenvolvidas no HEMORIO buscam conciliar a assistência à investigação científica, buscando respostas que auxiliem na intervenção clínica em hematologia e hemoterapia.

As principais linhas de pesquisas concentram-se em hemoglobinopatias, coagulopatias, doença de Gaucher, síndromes mielodisplásicas, onco-hematologia, doenças transmissíveis pelo sangue e medicina transfusional.

A Unidade de Pesquisa Clínica do HEMORIO recebeu no final do ano de 2009 o certificado de acreditação do International Network for Cancer Treatment and Research – INCTR, uma entidade sem fins lucrativos dedicada a ajudar a construir a capacidade de pesquisa e tratamento do câncer nos países em desenvolvimento. A sede do INCTR está localizada em Bruxelas e atualmente, possui filiais no Brasil, Canadá, Egito, França, Nepal e os EUA e escritórios em Camarões, Índia, Tanzânia e Reino Unido.

Caso deseje desenvolver pesquisas em cooperação com o HEMORIO, entre em contato com a UPC pelo telefone 55 21 2332-8611 r: 2141, fax 55 21 2224-3357 ou pelo e-mail upc@hemorio.rj.gov.br.


Comitê de Ética em Pesquisa – CEP HEMORIO

O HEMORIO possui ainda o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP HEMORIO, um colegiado independente, multi e interdisciplinar, com “munus público”, de caráter consultivo, deliberativo e educativo instituído pela Direção Geral e aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP – em 2000.

O CEP é composto por profissionais pertencentes às áreas de saúde, ciências sociais, humanas e representante de usuários. Para que o projeto de pesquisa seja avaliado pelo CEP, o pesquisador responsável deve apresentar o protocolo escrito em português, conforme resolução CNS 196/96 acompanhado da folha de rosto da CONEP (acessada pelo site www.saude.gov.br/sisnep/pesquisador), currículo da equipe do estudo, solicitação de avaliação e termo de compromisso (formulários abaixo). Além disso, apresentar cópia digital de toda a documentação descrita acima, podendo ser enviada para o e-mail do CEP (cep@hemorio.rj.gov.br).

Os pesquisadores que desejem apresentar projetos para avaliação do CEP HEMORIO, entrar em contato pelo telefone 55 21 2332-8611 r: 2212, fax 55 21 2984-9507 ou pelo e-mail cep@hemorio.rj.gov.br.



   Formulários do Comitê de Ética em Pesquisa


Relatório de Suspensão de Estudos Clínicos Unicêntricos e Multicêntricos

Relatório Final de Estudos Clínicos Unicêntricos e Multicêntricos

Modelo de conteúdo para elaboração de projetos

Solicitação de Avaliação

Termo de Compromisso

Site da CONEP