GRUPOS SANGUÍNEOS
- - - - - - - - - - - - - - - -

A classificação do sangue pelo Sistema AB0 pode ser de 04 tipos: A, B AB e 0. Esses tipos diferenciam-se pela expressão dos antígenos (substâncias que podem provocar reações imunológicas) A e B na superfície das hemácias.
Pessoas do tipo A não podem receber transfusão de sangue do tipo B, e vice-versa. Pessoas do tipo 0, não expressam os antígenos A nem B, portanto só podem receber sangue do tipo 0.
Há outro sistema chamado Rh, em que a presença ou ausência do antígeno D, classifica as hemácias, respectivamente, em como Rh positivo ou negativo. Pessoas Rh negativo, que não expressam o antígeno D, portanto só devem receber hemácias Rh negativo, para evitar reações à transfusão.

Doador
Receptor
Interpretação
Grupo A
Grupo A, AB
Doadores do tipo A podem doar sangue para receptores dos tipos A e AB
Grupo B
Grupo B, AB
Doadores do tipo B podem doar sangue para receptores dos tipos B e AB
Grupo O
Grupo 0, A, B ou AB
Doadores do tipo 0 podem doar sangue para receptores dos tipos A, B, AB e 0
Grupo AB
Grupo AB
Doadores do tipo AB só podem doar sangue para receptores dos tipo AB

 

Sangues raros

O HEMORIO realiza diariamente cerca de 30 fenotipagens em doadores de sangue. Esse exame permite revelar não apenas o grupo sangüíneo e o fator Rh dos doadores, mas também outros antígenos presentes nos glóbulos vermelhos.
Com isto, o HEMORIO dispõe de um cadastro com mais de 10.000 doadores fenotipados, o que permite a transfusão em pacientes especiais que só podem receber transfusão de sangue idêntico ao seu.